Crie seu site, uma dica valiosa de como criar rapidamente um site e publicar

Objetivo: Criar um site simples e colocá-lo na internet. Neste tutorial você fará o registro de um domínio e a contratação de uma hospedagem e depois irá publica-lo na internet (Hospedá-lo).

Atenção: este é um tutorial básico indicado para principiantes, alunos de web ou para pessoas que não trabalham na área mas precisam de uma solução rápida e barata ou simplesmente não tem planos de contratar um serviço profissional agora.

Começaremos este artigo com uma pergunta, porque você precisa de um site? Esta é uma questão muito comum que você ou sua equipe já devem ter feito. É quase impossível dar uma resposta simples e objetiva, pois cada indivíduo ou instituição tem um propósito ou um objetivo diferente para alcançar com um site, uma resposta bem simples é utilizar o site como ferramenta de marketing, a grande vantagem é que a internet é o meio de comunicação mais barato hoje em dia qualquer pessoa tem acesso à internet seja pelo computador pessoal por lan houses ou até mesmo pelos aparelhos celulares. É muito importante que se tenha um site útil ao seu cliente, bem estruturado e com as informações que ele precisa.
Mas, mais importante que isto é fixar sua marca na internet, popularizar sua marca com um endereço de fácil acesso aos seus usuários, e ter um canal de comunicação fácil e eficiente para os que já te conhecem e para os que podem te conhecer pelos mecanismos de buscas como o Google. Para ter seu nome o qual chamamos de domínio o custo é de apenas R$ 30,00 ao ano é um a quantia simbólica aproveite e pesquise por um domínio disponível este é o nome, a marca, o endereço do seu site exemplo (www.mestrehost.com www.globo.com, www.terra.com.br, www.av10.com.br). Para colocar os arquivos você deve contratar um serviço de hospedagem (veja mais sobre diferença entre hospedagem e domínio).

Vamos te falar sobre duas alternativas uma delas é contratar um serviço profissional de desenvolvimento de sites a outra é uma forma de você criar seu próprio site, Vamos para a primeira que é a contratação de um serviço profissional, se você tem um comercio varejista pode criar uma loja virtual para vender seus produtos pela internet, se é uma empresa pode criar um site institucional, ou um sistema de gerenciamento web, se você é um profissional liberal e quer divulgar o seu trabalho também pode usar o site institucional, pode se usar os sites como canal de comunicação como um portal ou um blog, existem também os Hot sites que é uma forma de divulgar informações, um produto em especial ou um evento são sites com tempo de vida limitado, os micro sites que geralmente são usados para fins de tráfego para redirecionar visitas a um site principal muito usado em web marketing normalmente tem no máximo sete páginas. Mas a dica de ouro está aqui se você precisa de um site rápido e não dispõe de  tempo e dinheiro para contratar um serviço profissional, pode usar o site de página única.

É isto mesmo site de uma página só, na maioria das vezes as pessoas compram o domínio por ele estar disponível naquele momento (Sábia decisão qualquer pessoa pode comprar um domínio disponível melhor que seja você!) e não criam o site por muitos motivos um deles é não saber fazer, o que mostraremos aqui é utilizar ummodelo pronto para criar uma página simples como canal de comunicação onde poderá colocar telefone, e-mail, links para redes sociais e alguns serviços de utilidade pública para fidelizar alguns visitantes.

Exemplo usando Windows.

Acesse http://www.loja.av10.com.br

Escolha um modelo gratuito (ou pago) faça download clicando em amostra (Amostra somente para modelo grátis), Salve no seu computador e abra a pasta do download clique no arquivo compactado use o botão direito e clique em extrair aqui, para visualizar o modelo da página de um clique duplo no arquivo índex.html

Para editar com suas informações, clique com o botão direito e escolha editar ou abrir com bloco de notas.

Para editar o título
Com o bloco de notas aberto use as teclas de atalho CTRL + F

 

Localize a palavra Título e substitua pelo nome do seu site

Aproveite e substitua as meta tags também.

 

Use as teclas de atalho CTRL + F

Exemplo:

<title>AV10 </title>
<meta name=”description” content=”Exemplo de criação de site” />
<meta name=”keywords” content=”site, sites, pagina única” />

A tag title mostra o nome na página na barra de títulos do navegador (isto é visível para o usuário).

a meta description é uma descrição da página muito útil quando aparece nos resultados dos buscadores as tags do tipo keywords são palavras chave relacionadas ao conteúdo use mais ou menos umas 5 palavras elas não tem muita influência sobre os buscadores.

 

Localize a proxima palavra

Substitua a Frase “Inserir Título do Site” pelo nome do seu site abaixo tem outra frase “Inserir Slogan do Site”. Substitua pelo seus Slogam se não quiser simplesmente deixe em branco. Substitua a palavra

Clique novamente em localizar proxima e substitua a frase “Título da Página” para o título do texto que será colocado abaixo.

Para Substituir o texto use novamente o recurso localizar com CTRL + F Procure a palavra “Lorem” abaixo até a palavra “elit” pode ser apagado e substituido pelo seu texto

Coloque seu telefone, e-mail e os demais contato que deseja e textos bem comerciais focados em marketing.

Para finalizar os links para os perfis de redes sociais.

Use novamente o CTRL + F e localize a palavra facebook

Localize a palavra facebook

Faça logon no facebook e copie a url do seu perfil e cole no local desde http até a / http://www.facebook.com/ a nova url tem que ficar entre as ” ” .

exemplo: http://www.facebook.com/av10sites

Repita o mesmo processo para o Twitter.

Localize a palavra Twitter

Substitua a url pela url do seu perfil.

Exemplo: https://twitter.com/av10sites

Para finalizar clique em Arquivo e Salvar e seu site está pronto.

agora basta enviar os arquivos para sua hospedagem

e divulgar seu site.

Related posts