Celular: Brasileiros usam WiFi 60% do tempo para evitar 3G e 4G

Pesquisa inédita mostra que, apesar de a franquia de dados ser decisiva na escolha de um plano móvel, consumidor depende da internet sem limites

MelhorPlano

Mais imagens para downloadEm um Brasil que tem mais celulares do que pessoas, em 58,55% do tempo os smartphones estão conectados via pontos de WiFi. O índice é de uma pesquisa inédita daOpen Signal, empresa especializada em mapear coberturas 3G e 4G no mundo. Segundo Felipe Byrro, especialista do Melhor Plano (www.melhorplano.net) – plataforma de comparação de preços do setor -, o número pode ser explicado pelas franquias de dados limitadas na internet móvel em contraste com a banda larga fixa.

 

Byrro ressalta que o dado reforça a percepção de que o consumidor ainda depende muito da internet sem limites, mesmo que possua um plano de dados 3G ou 4G. “Como, em geral, é fácil achar pontos com WiFi gratuito, o consumo do pacote de internet móvel acaba sendo reduzido”, diz. Por isso, de acordo com o especialista, um plano que oferece 5 GB e sai, em média, R$ 127, perde a preferência quando comparado a outro que dá direito a 3 GB e custa cerca de R$ 103.

 

No entanto, com a perspectiva de limite de dados também na banda larga fixa (cuja validade está sendo analisada pela Anatel e pelo Senado), a expectativa é de mudança. “Caso isso se concretize, locais como cafés e livrarias, por exemplo, não vão mais disponibilizar o WiFi gratuitamente e o usuário acabará pagando mais caro por precisar de um pacote de internet ainda maior”, avalia o fundador do Melhor Plano, que também oferece comparação entre planos de banda larga fixa.

 

Velocidade e Disponibilidade

A pesquisa da Open Signal também mediu a velocidade média das redes 3G e 4G e o tempo em que os usuários conseguem se conectar em 95 países – em ambos os indicadores, o Brasil está abaixo da média. Em relação à velocidade, nossa média é de 7.43Mbps, índice semelhante ao do Marrocos e Guatemala, e inferior aos vizinhos do Chile, Peru e Uruguai. Em termos de disponibilidade de rede, os brasileiros conseguem acessar o 3G e 4G sem problemas 75,23% do dia, número próximo ao da China e Bielorrússia.

 

“Esses indicadores são nacionais e podem variar de acordo com a região. Portanto, antes de contratar um pacote de celular, é essencial fazer comparações das opções disponíveis localmente”, destaca Byrro. O Melhor Plano oferece esse serviço e também permite a consulta a planos de TV a cabo e telefonia, além de banda larga fixa.

MelhorPlano

Sobre o Melhor Plano
Plataforma de comparação de preços de planos de celular, banda larga fixa, TV a cabo e telefonia fixa. Criado em março de 2016, o Melhor Plano permite comparar as opções disponíveis em determinada região segundo critérios estabelecidos pelo consumidor, como quantidade média de minutos gastos por mês e pacote de dados de internet.www.melhorplano.net.

Release - Press Works

Related posts

Leave a Comment